2021 | Volume 4, número 1: online


i Editorial

1-6 1. As Consultas Terapêuticas na Clínica Pedopsiquiátrica da Atualidade
Sandra Pires1, Cláudia Cano1, Ana Serrano2
1Médica Interna de Formação Específica em Psiquiatria da Infância e Adolescência, Área da Mulher Criança e Adolescente, Hospital Dona Estefânia, Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central, 2Médica Interna de Formação Específica em Psiquiatria da Infância e Adolescência, Unidade de Pedopsiquiatria, Serviço de Pediatria, do Hospital Garcia de Orta

RESUMO

Donald W. Winnicott, pediatra e psicanalista inglês, cuja história de vida e percurso de formação influenciaram grandemente a sua obra, nomeadamente quanto à importância da interação pais-bebé e do ambiente no desenvolvimento psicoafetivo do bebé e da criança, preocupava-se em tornar significativa cada intervenção e em proporcionar ao meio familiar a capacidade de desenvolver o seu próprio papel terapêutico, prestando uma maior atenção às necessidades da criança. Neste sentido, enfrentou diversos desafios e desenvolveu diversas teorias e conceitos, entre eles as Consultas Terapêuticas. Estas surgem como oportunidade breve de avaliação e intervenção orientada pela escuta, prática e flexibilidade clínica. A obra de Winnicott mantém a sua aplicabilidade na área da Psiquiatria da Infância e da Adolescência contemporânea. Assim, este trabalho tem como objetivo pensar a prática atual, com as suas condicionantes subjacentes, à luz dos conceitos de Winnicott. Os autores procederam a uma revisão não sistemática da literatura disponível, revisitando os conceitos Winnicotianos aplicados à prática pedopsiquiátrica dos nossos dias. A Obra de Winnicott encontra-se repleta de teorias que ilustram um modo de intervir que, apesar de ter já vários anos, se revela tão atual nos diferentes domínios da presente clínica da Psiquiatria da Infância e Adolescência.

Palavras-chave: Winnicott; Consultas Terapêuticas; Intervenção; Setting terapêutico; Ambiente; Psiquiatria da Infância e Adolescência

ABSTRACT

Donald W. Winnicott, an English pediatrician and psychoanalyst, whose life history and academic career greatly influenced his work, namely on the importance of the parents-baby interaction and the role of the environment in the psycho-affective development of the child. He was concerned with making each intervention meaningful and providing the family with the capacity to develop its own therapeutic role, by paying attention to the needs of the child. He faced a lot of challenges and developed several theories and concepts, among them Therapeutic Consultations. These, arise as a brief opportunity for evaluation and intervention guided by listening, practice and clinical flexibility. Winnicott's work maintains its applicability in the contemporary Childhood and Adolescence Psychiatry. The aim of this work is to think the current practice, with its underlying constraints, based on Winnicott's concepts. The authors proceeded to a non-systematic review of the available literature, revisiting the Winnicotian concepts applied to nowadays practice. Winnicott's work is full of theories that, despite being several years old, are current in the different domains of the daily practice of Psychiatry of Child an Adolescence.

Keywords: Winnicott; Therapeutic Consultations; Intervention; Setting; Environment; Child and Adolescence Psychiatry

RESUMEN

Donald W. Winnicott, pediatra y psicoanalista inglés, cuya historia de vida y carrera académica influyeron en gran medida en su trabajo, concretamente en la importancia de la interacción entre padres y hijos y el papel del medio ambiente en el desarrollo psicoafectivo del niño. Se preocupó por hacer que cada intervención fuera significativa y dotar la familia de la capacidad de desarrollar su propio papel terapéutico, prestando atención a las necesidades del niño. Enfrentó muchos desafíos y desarrolló varias teorías y conceptos, entre ellos las Consultas Terapéuticas. Estas surgen como una breve oportunidad de evaluación e intervención guiada por la escucha, la práctica y la flexibilidad clínica. El trabajo de Winnicott mantiene su aplicabilidad en la Psiquiatría infanto-juvenil contemporánea. El objetivo de este trabajo es pensar la práctica actual, con sus condiciones subyacentes, basándose en los conceptos de Winnicott. Los autores realizaron una revisión no sistemática de la literatura disponible, revisando los conceptos winnicotianos aplicados a la práctica pedopsiquiátrica de nuestros dias. El trabajo de Winnicott está lleno de teorías que ilustran una forma de intervenir que, a pesar de tener varios años, es tan actual en los diferentes dominios de la práctica diaria de la Psiquiatría del niño y del adolescente.

Palabras clave: Winnicott; Consultas Terapéuticas; Intervención; Setting; Medio ambiente; Psiquiatría infanto-juvenil


7-13 2. O papel do Gabinete para a Plataforma e Inovação Pedagógica do Instituto Politécnico da Maia face à transição para a modalidade de Ensino à Distância devia à Pandemia Covid-19
Sónia Leite, Paulo Oliveira
Instituto Politécnico da Maia

RESUMO

As diversas transformações marcadas pela vida social, económica e política nas últimas décadas, vieram dar lugar de destaque à educação, quer nos sistemas de ensino, quer nas próprias instituições enquanto organizações complexas e modernas. Em tempos de incertezas, marcadas pela Pandemia Covid-19, são várias as propostas em torno da educação. É também neste cenário que a educação a distância (EaD) vem assumir um papel fundamental para o desenvolvimento da própria educação. O EaD surge, assim, como resposta à situação de pandemia vivenciada no nosso país desde março de 2020. Através de uma investigação do tipo exploratório-descritiva de abordagem qualitativa a partir de uma entrevista ao responsável pelo Gabinete para a Plataforma e Inovação Pedagógica (GPIP) do Instituto Politécnico da Maia (IPMAIA), foi nosso intuito aferir qual a resposta dada pelo gabinete face à súbita alteração para a modalidade de ensino EaD devido à Pandemia Covid-19.

Palavras-chave: Ensino à distância; Gabinete para a Plataforma e Inovação Pedagógica; Ensino Superior

ABSTRACT

The various transformations marked by social, economic and political life in the last decades, have given a prominent place to education, both in the education systems and in the institutions themselves as complex and modern organizations. In times of uncertainty, marked by Covid-19 Pandemic, there are several proposals around education. It is also in this scenario that distance education (DE) comes to assume a fundamental role for the development of education itself. Thus, Distance Education emerges as a response to the pandemic situation experienced in our country since March 2020. Through an exploratory-descriptive investigation with a qualitative approach based on an interview with the head of the Office for Pedagogical Platform and Innovation (GPIP) from the Polytechnic Institute of Maia (IPMAIA), it was our intention to assess the response given by the office in the face of the sudden change to the distance education modality due to the Covid-19 Pandemic.

Keywords: Distance learning; Office for Platform and Pedagogical Innovation; Higher Education

RESUMEN

Las diversas transformaciones marcadas por la vida social, económica y política en las últimas décadas, han dado un lugar destacado a la educación, tanto en los sistemas educativos como en las propias instituciones como organizaciones complejas y modernas. En tiempos de incertidumbre, marcados por la Pandemia Covid-19, hay varias propuestas en torno a la educación. Es también en este escenario donde la educación a distancia (DE) pasa a asumir un papel fundamental para el desarrollo de la propia educación. Así, la Educación a Distancia surge como respuesta a la situación pandémica vivida en nuestro país desde marzo de 2020. A través de una investigación exploratorio-descriptiva con enfoque cualitativo a partir de una entrevista con el titular de la Plataforma de Innovación y Plataforma Pedagógica (GPIP) de Instituto Politécnico de Maia (IPMAIA), fue nuestra intención evaluar la respuesta dada por la oficina ante el cambio brusco a la modalidad de educación a distancia debido a la Pandemia Covid-19.

Palabras clave: Educación a distancia; Oficina de Plataforma e Innovación Pedagógica; educación superior


14-26 3. Preferências profissionais em crianças dos 6-10 anos: estudo transversal de duas populações do concelho de Portalegre (Portugal) - Anos escolares de 1987-1988 e 2019-2020
Mário Freire
Instituto Politécnico de Portalegre

RESUMO

Estudo das preferências profissionais de duas populações de crianças dos 6-10 de idade, do 1º aos 4º anos de escolaridade, no concelho de Portalegre (Portugal), separadas 32 anos no tempo, anos escolares de 1987-1988 e de 2019-2020, abrangendo uma amostra total de 1132 pessoas, tendo como base um estudo de 1987-1988. Contextualizam-se aspectos teóricos, demográficos, socioeconómicos, identificam-se qualitativa e quantitativamente as preferências profissionais em ambas as amostras representativas das populações, distribuindo-as por sexo, anos de escolaridade e zona de residência, considerando os conceitos “taxa de dispersão” e “índice de concentração”. A partir deste último índice, procede-se à identificação das profissões mais preferidas, comparam-se as duas populações distanciadas no tempo, tendo-se verificado diferenças significativas em diferentes áreas. A abertura da sociedade a ideias mais igualitárias em relação aos papéis do homem e da mulher reflecte-se com muito destaque neste estudo comparativo entre estas duas populações. Embora a estereotipia sexual continue a existir em ambas as amostras, há uma diminuição significativa de 1987-1988 para 2019-2020 das profissões que são preferidas apenas por um dos sexos. Encontraram-se cinco profissões mais preferidas que permaneceram comuns em ambas as populações.

Palavras-chave: preferências profissionais; crianças; 1º ciclo escolaridade; Portalegre (Portugal); taxa de dispersão; índice de concentração

ABSTRACT

A study of the professional preferences of two populations of children aged 6-10 years old, from the 1st to 4th year of schooling, in the municipality of Portalegre (Portugal), 32 years apart, school years 1987-1988 and 2019-2020, covering a sample of 1132 people, based on a 1987-1988 study. Theoretical, demographic, socioeconomic aspects are contextualized; the professional preferences are qualitatively and quantitatively identified in both representative samples of the populations, distributing them by sex, years of schooling and area of residence, based on the concepts “dispersion rate” and “concentration index”. From this last index, the most preferred professions are identified; the two populations are compared, with significant differences in different areas. The opening of society to more egalitarian ideas in relation to the roles of men and women is strongly reflected, comparing the two populations distant in time. Although sexual stereotyping continues to exist in both samples, there is a significant decrease from 1987-1988 to 2019-2020 in professions that are preferred by only one sex. Five most preferred professions were found that remained common in both populations, over 32 years.

Keywords: professional preferences; children; dispersion rate; concentration index

RESUMEN

Estudio de las preferencias profesionales de dos poblaciones de niños de 6 hasta 10 años, del primero al cuarto año de escolaridad, en el municipio de Portalegre (Portugal), con 32 años de diferencia, cursos 1987-1988 y 2019-2020, cubriendo una muestra total de 1132 personas, según un estudio de 1987-1988. Se contextualizan aspectos teóricos, demográficos, socioeconómicos, se identifican cualitativa y cuantitativamente las preferencias profesionales en ambas muestras representativas de las poblaciones, distribuyéndolas por sexo, años de escolaridad y área de residencia, considerando los conceptos de “tasa de dispersión” y “índice de concentración”. A partir de este último índice se identifican las profesiones más preferidas, se comparan las dos poblaciones distantes en el tiempo, con diferencias significativas en distintas áreas. La apertura de la sociedad a ideas más igualitarias en relación a los roles de los hombres y de las mujeres se refleja de manera muy destacada, comparando las dos poblaciones. Aunque los estereotipos sexuales continúan existiendo en ambas muestras, hay una disminución significativa de 1987-1988 hasta 2019-2020 en las profesiones preferidas por un solo sexo. Se encontraron cinco profesiones más preferidas que siguieron siendo comunes en ambas poblaciones, durante 32 años.

Palabras clave: preferencias profesionales; niños; educación primaria; Portalegre (Portugal); tasa de dispersión; índice de concentración.


27-36 4. Experiências de cuidado em saúde com bebês oferecidas por professoras e auxiliares: uma visão psicanalítica
Vitoria Santos1,2, Magda Mello2,3
1Universidade do Vale do Rio dos Sinos, 2Centro Universitário Cenecista de Osório, 3Universidade Anhembi Morumbi

RESUMO

A investigação teve como objetivo avaliar as experiências de cuidados em saúde com bebês, oferecidas por professoras e auxiliares em uma escola de educação infantil da cidade de Osório, Brasil, uma vez que os cuidados oferecidos aos bebês influenciam na constituição psíquica e desenvolvimento humano. Para este estudo, utilizamos o método qualitativo-exploratório de análise de conteúdo de Bardin. Para tanto foram entrevistadas dez profissionais que atuam ou já atuaram nas turmas de berçário da escola, fazendo uso da entrevista semiestruturada como instrumento para a coleta de dados. Os resultados apontam a importância do cuidado oferecido por professoras e auxiliares para a constituição psíquica, saúde e desenvolvimento de bebês. Por fim, consta-se que se faz necessário um “algo a mais” dos profissionais que trabalham em escolas de educação infantil, que vai muito além de materiais pedagógicos, sendo necessário um desejo de pertencer a este lugar.

Palavras-chave: Saúde. Constituição Psíquica. Psicanálise. Educação Infantil.

ABSTRACT

The investigation had as objective to assess the experiences in health care with infants offered by teachers and auxiliaries at a school of early childhood education in the city of Osório, Brazil, once the care offered to the babies influence in the psychic constitution and human development. For this study, we used Bardin's qualitative-exploratory method of content analysis. For that, were interviewed ten professionals who work or have already worked in the nursery classes of the school, making use of the semi-structured interview as instrument for the data collection. The results pointed out the importance of the care offered by teachers and auxiliaries to the psychic constitution, health, and development of babies. Finally, it is stated that it takes a "something more" from professionals who work in early childhood education schools, which goes much further than pedagogical materials, being necessary a desire of belonging to this place.

Keywords: Health. Psychic Constitution. Psychoanalysis. Early Childhood Education.

RESUMEN

La investigación tuvo como objetivo evaluar las experiencias de atención médica con bebés, ofrecidas por maestros y asistentes en un preescolar en la ciudad de Osório, Brasil, dado que el cuidado ofrecido a los bebés influye en la constitución psíquica y el desarrollo humano. Para este estudio, utilizamos el método de análisis de contenido cualitativo-exploratorio de Bardin. Para este propósito, se entrevistó a diez profesionales que trabajan o han trabajado en las clases de guardería escolar, utilizando la entrevista semiestructurada como una herramienta para la recopilación de datos. Los resultados muestran la importancia de la atención ofrecida por los maestros y asistentes para la constitución psíquica, la salud y el desarrollo de los bebés. Finalmente, parece que hay una necesidad de "algo más" por parte de los profesionales que trabajan en preescolares, que va mucho más allá de los materiales de enseñanza, y es necesario un deseo de pertenecer a este lugar.

Palabras clave: Salud. Constitución psíquica. Psicoanálisis. Educación Infantil.


37-48 5. A Gestão Escolar ao Serviço da Escola Inclusiva — O Projeto de (re)Orientação Educativa no Agrupamento de Escolas de Stª Catarina
Sérgio Pinho, Ana Ferrão, Isaura Carvalho
Escola Básica e Secundária Amélia Rey Colaço

RESUMO

Ainda que se constate a existência de alguma desconformidade entre a “autonomia decretada” e a “autonomia real”, a tendência atual aponta para o reforço da autonomia das escolas e para que se conceda um maior poder de decisão aos seus órgãos de gestão. Cada escola, sendo conhecedora das suas potencialidades e vulnerabilidades, deve providenciar respostas adequadas às problemáticas com que se debate. O reconhecimento de que a escolaridade constitui um dos pilares essenciais do desenvolvimento humano coloca, então, as escolas no centro da resolução do problema do insucesso escolar e na promoção de uma verdadeira política de equidade, de inclusão e de integração escolar e social dos seus alunos; a capacidade de cada escola para fazer face aos seus problemas concretos, concebendo os seus próprios planos de ação, depende, em grande medida, da competência da(s) sua(s) equipa(s) de gestão, da cultura de escola e do modo como se exerce(m) a(s) liderança(s). Foi precisamente nesse contexto que foi idealizado e implementado, no Agrupamento de Escolas de Santa Catarina (Linda-a-Velha, Oeiras), no ano letivo 2019/2020, o Projeto de (re)Orientação Educativa (POE), procurando dar resposta às necessidades específicas de um conjunto de alunos cujo perfil vinha sendo potenciador de situações de insucesso escolar. O presente artigo, alicerçando-se num estudo de natureza qualitativa e do tipo estudo de caso, contextualiza, descreve e analisa todo o processo de conceção e implementação do POE. Procedeu-se à recolha de dados documentais e das notas de campo dos investigadores, que foram posteriormente sujeitas a análise documental interna. Os resultados decorrentes do estudo empírico evidenciaram que, alicerçando-se em princípios de diferenciação pedagógica e avaliativa, o POE proporcionou aos alunos um leque de metodologias diversificadas de apoio e, desse modo, contribuiu para a existência de respostas flexíveis e efetivas de promoção do sucesso escolar e da inclusão.

Palavras-chave: escola inclusiva, gestão escolar, liderança, projetos de promoção do sucesso escolar.

ABSTRACT

Although there is some disagreement between the “legislated autonomy” and the “real autonomy”, currently the reinforcement of the schools' autonomy is advocated in order to provide a greater decision-making power to management teams. Each school, being aware of its’ potentialities and vulnerabilities, must supply adequate answers for its own problems. The recognition that schooling is one of the essential foundations of human development gives schools a greater responsibility, both in solving the school’s failure problem and also promoting a genuine policy of students’ equity, inclusion and school/social integration; the ability of each school to face its specific problems, namely its’ own action plans, depends largely on of its management team’s competence, the school culture and on how leadership is practiced. That’s why the Educational (re)Orientation Project (EOP) emerged and was implemented at Stª Catarina School Group (Linda-a-Velha, Oeiras, Portugal), in the academic year 2019/2020, trying to fulfill the specific needs of a group of students with a profile that was leading to school failure situations. This article is based on a qualitative and single case study research and it gives the right frame, describes and analyzes the EOP entire process of design and implementation. Documentary data and field notes were collected by researchers and subsequently submitted to an internal document analysis. The results from the empirical study revealed that EOP was based on pedagogical and evaluative differentiation principles that provided students with a range of several methodologies and thus contributed to the existence of flexible and effective responses to promote school success and inclusion.

Keywords: inclusive school, school management, leadership, projects to promote school success.

RESUMEN

Si bien existe un cierto desacuerdo entre la “autonomía decretada” y la “autonomía real”, la tendencia actual apunta al refuerzo de la autonomía de las escuelas y al otorgamiento de un mayor poder de decisión a sus órganos de gestión. Cada escuela, consciente de sus potencialidades y vulnerabilidades, debe contestar adecuadamente a sus propios problemas. El reconocimiento de que la escolarización es uno de los pilares fundamentales del desarrollo humano otorga a las escuelas una mayor responsabilidad en la solución del problema del fracaso escolar y en la promoción de una verdadera política de equidad, inclusión e integración escolar y social de sus alumnos; la capacidad de cada escuela para afrontar sus problemas específicos, diseñando sus propios planes de acción, depende, en gran medida, de la competencia de su equipo de gestión, de la cultura escolar y de cómo se ejerce el liderazgo. Fue precisamente en este contexto que surgió y se implementó el Proyecto de (re)Orientación Educativa (POE), en el Grupo Escolar Stª Catarina (Linda-a-Velha, Oeiras, Portugal), en el año escolar 2019/2020, buscando dar respuesta a necesidades específicas de un grupo de estudiantes cuyo perfil iba conduciendo a situaciones de fracaso escolar. Este artículo, que se basa en una investigación cualitativa y en un tipo de estudio de caso, contextualiza, describe y analiza todo el proceso de concepción e implementación del POE. Se recogieron datos documentales y notas de campo de los investigadores que después se han sometido a análisis documental interna. Los resultados del estudio empírico revelaron que el POE se basó en principios de diferenciación pedagógica y evaluativa, proporcionó a los estudiantes un conjunto de metodologías diversificadas y contribuyó así a la existencia de respuestas flexibles y efectivas para promover el éxito y la inclusión escolar.

Palabras clave: ela inclusiva, gestión escolar, liderazgo, proyectos para promover el éxito escolar.


49- 56 6. Comportamentos de risco no ensino superior
Alexandra Rocha, Anabela Pereira
Departamento de Educação, Universidade de Aveiro

RESUMO

O consumo de álcool e de outras substâncias psicoactivas entre os jovens universitários constitui uma prática bastante usual, comportamento de risco que importa conhecer e avaliar, na medida em que se trata de um problema de saúde pública. O objectivo do presente estudo consiste em identificar características associadas ao consumo de bebidas alcoólicas nos estudantes universitários e investigar a relação entre o consumo de álcool e o consumo de outras substâncias psicoactivas. Neste estudo participaram 511 estudantes universitários, sendo 62.8% do sexo feminino e 37.2% do sexo masculino com a média de idades de 22.1, os quais responderam ao teste AUDIT, que permite avaliar o tipo de consumo de álcool, e ao questionário RECREATIONAL-PREV (adaptado pelo IREFREA Portugal), sobre comportamentos de risco e saúde. Os resultados revelaram a inexistência de consumo excessivo de álcool, no entanto 15.3% da amostra apresentou um consumo nocivo. Verificaram-se diferenças de consumo entre os géneros, sendo que o sexo masculino apresentou um maior número de casos de consumo nocivo e de dependência. Os resultados obtidos indicaram diferenças de consumo entre os estudantes que vivem em residência familiar e aqueles que se encontram deslocados e constatou-se a existência de uma relação entre as saídas nocturnas dos estudantes e o consumo de bebidas alcoólicas e uma relação entre o consumo de álcool e de tabaco, cannabis e heroína. Esperamos, assim, contribuir para um maior conhecimento sobre esta temática e para o reforço da necessidade de implementação de medidas ao nível da prevenção e da educação para a saúde junto da população universitária.

Palavras-chave: Comportamento de risco, álcool, substâncias psicoactivas, estudante universitário, AUDIT, Recreational-prev

ABSTRACT

The consumption of alcohol and other psychoactive substances among college students is a very usual practice, a risk behavior is important to know and evaluate the extent that it is a public health problem. The aim of this study is to identify characteristics associated with alcohol consumption in college students and investigate the relationship between alcohol consumption and the consumption of others psychoactive substances. Participated in this study 511 students, 62.8% females and 37.2% males, mean age of 22.1, by completing the AUDIT test, which evaluates the type of alcohol consumption, and the RECREATIONAL-PREV questionnaire, about risk behaviors and health. The results revealed no evidence of excessive alcohol consumption, however 15.3% of the sample had a harmful use. There were differences in consumption between the sexes, while males had a higher number of cases of harmful use and dependence. The results indicated differences among students living in the family home and those who are displaced and found the existence of a relationship between the night out of students and the consumption of alcohol and tobacco, cannabis and heroin. We hope to contribute to a better understanding of this issue and the need to strengthen implementation of measures on prevention and health education from the university population.

Keywords: Risk behavior, alcohol, psychoactive substances, college student, AUDIT, Recreational-prev

RESUMEN

Palabras clave:


57-69 7. Instrumentos de avaliação da memória em idosos portugueses: uma revisão sistemática
Patrícia Silva, Luis Maia
Departamento de Psicologia e Educação, Universidade da Beira Interior

RESUMO

Uma das principais preocupações da atualidade permeiam a questão do envelhecimento global e as possíveis consequências adquiridas a partir desta maior longevidade. Muitas doenças estão mais associadas ao aumento da idade, uma delas é a demência, ligada diretamente a perda da memória e consequente inatividade do sujeito. A avaliação precoce dessa patologia pode garantir um melhor tratamento da doença e aumento da qualidade de vida. Objetivo: Analisar como Portugal está realizando as avaliações neuropsicológicas da memória em seus idosos. Metodologia: Revisão sistemática da literatura. A busca avançada foi realizada na base de dados da Web of Science, nos idiomas inglês, português e espanhol, sem restrição de datas. Resultados: Identificou-se 245 publicações, das quais apenas 23 foram elegíveis para o estudo por contemplarem os critérios de inclusão escolhidos, a maioria em Inglês (91%). Realizados maioritariamente pela Universidade de Coimbra (43%). O ano com maior número de publicação foi 2016 com (17%) das publicações. Foram aplicados 98 testes nos 23 estudos selecionados. Eles foram aplicados por profissionais treinados na área. O teste com maior aplicação foi o mini exame do estado mental - MMSE com (20%) de aplicação, seguido do Montreal Cognitive Assessment - MOCA com (8%). Os estudos foram divididos em adaptação para a população portuguesa (17%), validação psicométrica de testes (26%), para a medição de programas de intervenção (13%) e para avaliação cognitiva em diversos contextos (44%). Conclusão: O estudo apresentou um breve panorama das pesquisas já realizadas em Portugal; os estudos possuem boa capacidade avaliatória, mas foram poucas tendo em vista a importância da avaliação da demência o mais precoce possível, avaliando principalmente a memória que é um dos principais sintomas da doença. Mais estudos são necessários para validar essa necessidade.

Palavras-chave: Avaliação da memória; idosos; Portugal; portugueses

ABSTRACT

One of the main concerns of today permeates the issue of global aging and the possible consequences acquired from this greater longevity. Many diseases are more associated with increasing age, one of them is dementia, directly linked to memory loss and consequent inactivity of the subject. The early evaluation of this pathology can guarantee a better treatment of the disease and an increase in the quality of life. Objective: To analyze how Portugal is conducting neuropsychological assessments of memory in its elderly. Methodology: Systematic literature review. The advanced search was carried out in the Web of Science database, in English, Portuguese and Spanish, without restriction of dates. Results: 245 publications were identified, of which only 23 were eligible for the study because they met the chosen inclusion criteria, most in English (91%). Mainly carried out by the University of Coimbra (43%). The year with the highest number of publications was 2016 with (17%) of publications. 98 tests were applied in the 23 selected studies. They were applied by professionals trained in the field. The test with the greatest application was the mini mental state exam - MMSE with 20% of application, followed by the Montreal Cognitive Assessment - MOCA with 8%. The studies were divided into adaptation for the Portuguese population (17%), psychometric validation of tests (26%), for measuring intervention programs (13%) and for cognitive assessment in different contexts (44%). Conclusion: The study presented a brief overview of the research already carried out in Portugal; the studies have a good evaluation capacity, but there were few in view of the importance of assessing dementia as early as possible, mainly evaluating memory, which is one of the main symptoms of disease. Further studies are needed to validate this need.

Keywords: Memory assessment; seniors; Portugal; portuguese

RESUMEN

Una de las principales preocupaciones de hoy permea el tema del envejecimiento global y las posibles consecuencias adquiridas de esta mayor longevidad. Muchas enfermedades están más asociadas con el aumento de la edad, una de ellas es la demencia, directamente relacionada con la pérdida de memoria y la consiguiente inactividad del sujeto. La evaluación temprana de esta patología puede garantizar un mejor tratamiento de la enfermedad y un aumento de la calidad de vida. Objetivo: analizar cómo Portugal está llevando a cabo evaluaciones neuropsicológicas de la memoria en sus ancianos. Metodología: revisión sistemática de la literatura. La búsqueda avanzada se realizó en la base de datos de Web of Science, en inglés, portugués y español, sin restricción de fechas. Resultados: se identificaron 245 publicaciones, de las cuales solo 23 fueron elegibles para el estudio porque cumplían los criterios de inclusión elegidos, la mayoría en inglés (91%). Realizado principalmente por la Universidad de Coimbra (43%). El año con el mayor número de publicaciones fue 2016 con (17%) de publicaciones. Se aplicaron 98 pruebas en los 23 estudios seleccionados. Fueron aplicados por profesionales capacitados en el campo. La prueba con la mayor aplicación fue el mini examen del estado mental - MMSE con (20%) de la aplicación, seguido de la Evaluación Cognitiva de Montreal - MOCA con (8%). Los estudios se dividieron en adaptación para la población portuguesa (17%), validación psicométrica de pruebas (26%), para medir programas de intervención (13%) y para evaluación cognitiva en diferentes contextos (44%). Conclusión: El estudio presentó una breve descripción de la investigación ya realizada en Portugal; los estudios tienen una buena capacidad de evaluación, pero hubo pocos en vista de la importancia de evaluar la demencia lo antes posible, principalmente evaluar la memoria, que es uno de los principales síntomas de enfermedad. Se necesitan más estudios para validar esta necesidad.

Palabras clave: Evaluación de memoria; personas mayores Portugal; portugués


70-78 8. Resiliência na infância: perspetivas atuais
Eunice Freitas1,2,3, Celeste Simões1,2,3,4, 5, Paula Lebre1,2,3,6, Anabela Santos1,2,3,5,7
1Universidade de Lisboa, 2Faculdade de Motricidade Humana, 3DECSH, 4Faculdade de Medicina, 5ISAMB, 6INET-MD, 7ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, 8CIS-IUL

RESUMO

A resiliência é um processo complexo, dinâmico e multissistémico. A resiliência pode ser definida como a capacidade de adaptação positiva apesar do confronto com desafios e/ou ameaças ao adequado funcionamento ou desenvolvimento harmonioso. Consciente das exigências que o mundo atual coloca às crianças e dos desafios com as quais estas se confrontam, quer ocasionalmente, quer no seu dia-a-dia, a promoção das competências associadas à resiliência é uma preocupação que deve estar presente em todos os que lidam e trabalham com o público infantil. A escola é um contexto privilegiado para que a promoção da resiliência possa ocorrer de forma equitativa e transversal para todos. A presente revisão da literatura pretende descrever as perspetivas atuais relativamente à resiliência durante a infância, nomeadamente o período dos três aos 12 anos de idade. Considera-se nesta revisão as definições de resiliência, e os programas de promoção da resiliência baseados em evidência e com resultados de eficácia testados em Portugal. Por fim, discutem-se as perspetivas futuras e as implicações na área da educação, nomeadamente através da promoção da resiliência em contexto escolar.

Palavras-chave: infância, programas de resiliência, promoção da resiliência, resiliência, risco.

ABSTRACT

Resilience is a complex, dynamic and multisystemic process. Resilience can be defined as the capacity for positive adaptation despite facing challenges and/or threats to proper functioning or harmonious development. Aware of the demands that today's world places on children and the challenges they face, either occasionally or in their daily lives, the promotion of skills associated with resilience is a concern that must be present for everyone who concerned and work with children. School is a privileged context for the promotion of resilience in an equitable and transversal way for all children. The present literature review intends to describe the current perspectives regarding resilience during childhood, namely the period from three to 12 years of age. In this review, definitions of resilience and resilience evidence-based promotion programs with effective results already tested in Portugal are included. Finally, future perspectives and implications in education are discussed, namely through the promotion of resilience in the school context.

Keywords: childhood, resilience, resilience programs, resilience promotion, risk

RESUMEN

La resiliencia es un proceso complejo, dinámico y multisistémico. Resiliencia puede definirse como la capacidad de adaptación positiva aunque se enfrente a retos y/o amenazas al adecuado funcionamiento o desarrollo harmonioso. Conscientes de las exigencias que el mundo actual presenta a los niños y de los retos con los cuales estos se enfrentan, sea ocasionalmente, sea en su día a día, el fomento de las competencias asociadas a la resiliencia es una preocupación que debe estar presente en todos aquellos que se relacionan y trabajan con el público infantil. La escuela es un contexto privilegiado para que la promoción de la resiliencia pueda ocurrir de forma equitativa y transversal para todos. Con esta revisión de literatura se pretende describir las perspectivas actuales relativamente a la resiliencia a lo largo de la infancia, más específicamente en el periodo de los 3 a los 12 años de edad. En esta revisión se consideran las definiciones de resiliencia y los programas de promoción de resiliencia basados en evidencias y con resultados de eficacia probados en Portugal. Por fin, se discuten las perspectivas futuras y las implicaciones en el área de la educación, concretamente a través de la promoción de la resiliencia en contexto escolar.

Palabras clave: infancia, programas de resiliencia, promoción de la resiliencia, resiliencia, riesgo.